Por: Reportagem

Monte Mor esta na lista das 30 cidades com o melhor índice de segurança do Brasil. O ranking da Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, foi publicado no último sábado (08) pela revista Exame.

Monte Mor subiu 13 posições em relação ao ranking do ano passado, saindo da 33ª colocação para a 20ª posição entre os municípios brasileiros que garantem melhores condições para se viver. Pelo ranking, a primeira colocação está com o município de Vinhedo.

O bom desempenho, segundo o levantamento, reflete os investimentos municipais em segurança pública realizado pela Prefeitura nos últimos anos.

Para montar o ranking, o estudo levou em consideração seis critérios: o monitoramento de áreas de risco; iluminação pública; taxa de homicídios; acidades de trânsito; despesas com segurança, além do efetivo de policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito.

O prefeito Thiago Assis comemorou a boa colocação de Monte Mor no ranking publicado pela revista Exame, que tem circulação nacional, e disse que os investimentos municipais em segurança vem refletindo no município e hoje a Guarda Civil Municipal é referência em toda a cidade e na região. “Quando assumimos a Prefeitura em 2013 havia apenas uma única viatura da Guarda funcionando. Hoje contamos com 13 viaturas, entre carros, camionetes e motos. Além disso implantamos a primeira Unidade de Guarda Comunitária na região do Paviotti. Em breve implantaremos uma segunda na região do São Clemente. Implantamos a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Ronda Escolar e o Patrulhamento Rural. Em breve, nossa cidade contará com câmeras de monitoramento 24 horas e com a Patrulha Maria da Penha. São ações importantes e que refletem no dia a dia da nossa comunidade e sem dúvida contribuíram para elevar nossa posição no ranking”, destacou.

Mesmo diante do reconhecimento por parte da publicação, o prefeito Thiago quer avançar ainda mais no trabalho de segurança pública. Recentemente o prefeito esteve reunido com o comando do 48° Batalhão de Polícia Militar do Interior solicitando uma maior presença da PM no município. “Venho cobrando o Governo do Estado, para que aumente o efetivo de policiais militares e, junto ao comando do Batalhão nossa ideia é promover uma maior integração entre PM e Guarda Municipal. Isso, sem dúvida, promoverá uma maior sensação de segurança para todos”, disse o prefeito montemorense.