Por: Da Redação

Depois do hatch e do aventureiro, que recentemente foram totalmente renovados, agora é a vez do modelo sedã da linha HB20 passar pelas primeiras modificações de projeto. O Novo HB20S ganha maior identidade própria trazendo itens exclusivos, como grade frontal com borda e aletas cromadas, bancos em couro cinza e chave canivete com botão para abertura do porta-malas, entre outros.

Modernidade e sofisticação

O desenho do Novo HB20S segue a evolução da filosofia de design da Hyundai, Escultura Fluida 2.0, que, inspirada na natureza e buscando criar valor artístico, acrescenta maior refinamento nas formas e acabamentos. O resultado é um carro com design único, mas que, ao mesmo tempo, incorpora a identidade dos demais modelos da linha – HB20 e HB20X.

O exterior do Novo HB20S ficou ainda mais sofisticado, ganhando grade frontal com borda e aletas cromadas. Calotas e rodas de liga leve têm design atualizado em todas as configurações, com traços marcantes e aro maior, reforçando o estilo do veículo.

Todas as versões do Novo HB20S passam a contar com rodas de 15” e retrovisores externos com repetidor lateral integrado. Já as versões Comfort Style e Premium trazem lanternas Clear Type e faróis de neblina com projetores como itens de série, possibilitando maior precisão na iluminação e aspecto estético refinado e tecnológico.

Já o modelo Premium recebe faróis com projetores e Light Guide em LED, que se sobressaem pelo design e alta tecnologia embarcada, além de frisos cromados nos vidros laterais que se estendem até a coluna traseira do veículo.

Estão disponíveis para esta versão as novas cores metálicas Prata Sand e Bronze Terra, introduzidas com a renovação do HB20 hatch, que se somam às tradicionais Prata Metal e Cinza Titanium, aos tons sólidos Branco Polar e Preto Onix e à pintura perolizada Azul Sky.

Desempenho

O Novo HB20S ganha transmissão de seis velocidades manual ou automática nos motores 1.6, com o objetivo de aprimorar ainda mais o prazer de dirigir e melhorar o desempenho e a eficiência energética. Em ambas, a sexta marcha funciona como overdrive, para redução do consumo de combustível, das emissões de poluentes e do nível de ruído em altas velocidades.

O Car Link® é compatível com a maioria dos modelos recentes de smartphones da Samsung e LG. O espelhamento é feito por meio de conexão Wi-Fi do celular, sem o uso de cabos, sendo necessário apenas o download gratuito e a instalação do aplicativo Car Link®.

Com o novo câmbio manual, a velocidade máxima subiu para 190 km/h e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h foi mantido em 9,3 segundos. No caso da transmissão automática, houve melhora expressiva: a velocidade máxima aumentou 8%, para 191 km/h, e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h diminuiu 4%, fechando em 10,6 segundos. A opção automática possui troca sequencial, em que o motorista pode desfrutar do controle manual das marchas quando desejar.

Melhorias internas foram aplicadas nos motores Kappa 1.0 e Gamma 1.6: o material das velas de ignição mudou de níquel para irídio, pistões e anéis de vedação foram retrabalhados para reduzir o atrito interno e prevenir o atropelamento das válvulas em situações extremas de sobregiro e o gerenciamento do alternador foi aprimorado, privilegiando situações de baixa carga no motor – como ocorre nas frenagens – para recarregar a bateria.

O motor 1.6 do Novo HB20S ganhou também o sistema de partida a frio “e-start”, que elimina a necessidade do tanque extra de gasolina. Adicionalmente, o veículo passou por melhorias aerodinâmicas para aprimoramento da estabilidade em altas velocidades. Novos defletores aerodinâmicos foram acrescentados no para-choque dianteiro e no assoalho traseiro, reforçando o efeito dos defletores à frente das quatro rodas, que continuam presentes.

As notas do Novo HB20S no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) permaneceram as mesmas. O motor 1.0 tem nota A e o motor 1.6, nota B.