Por: Da Redação

O sorriso é uma das primeiras coisas que reparamos quando a gente conhece uma pessoa, é como se fosse nosso ‘cartão de visita’. E a busca por este ideal estético só cresce de acordo com a estimativa da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), que indica que houve um crescimento de 300%, entre 2014 e 2015, na procura por lentes de contato dentário em consultórios por todo Brasil.

Curiosamente, a procura pelos dentes perfeitos tem sido maior que a implantação de próteses de silicone e lipoaspiração, procedimentos que tem crescido, em média, 10% ao ano, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A utilização de lente de contato dental se tornou febre entre as celebridades e, cada vez mais, os famosos de todo o mundo aderem ao procedimento. Estão na lista de artistas que de um dia para o outro apareceram com dentes perfeitos, resultado do procedimento realizado, nomes como Flávia Alessandra, Grazi Massafera e até mesmo o jogador Ronaldinho Gaúcho.

“Por ser um dos tratamentos mais avançados na estética bucal, com resultado rápido e natural, as lentes dentais estão entre os métodos mais procurados nos últimos anos. É simples, são ‘capas’ de porcelana fixadas apenas na parte frontal dos dentes, que corrige imperfeições deixando-os simétricos, mais claros e alinhados”, afirma Sanmy Saraiva, do Instituto BelaOdonto.

O profissional explica que as facetas são feitas de forma personalizada, de acordo com a arcada dentária de cada pessoa. Com a utilização de um sistema de escaneamento dental inovador no Brasil, as lentes de contato são produzidas com a mais alta precisão, dando a possibilidade de o paciente ver o resultado na tela do computador em questão de minutos. A boca também acompanha a tecnologia e o resultado pode ser visto em poucas horas.

As lentes são consideradas fortes e resistentes, podendo ter a longevidade de mais de 10 anos sem perda do brilho ou alteração da cor, o que as torna ainda mais populares entre os que almejam obter um sorriso impecável.  Segundo Saraiva, a técnica não necessita de cuidados adicionais de higiene, sendo suficientes para a manutenção da saúde e da estética a higienização com escova, creme dental e fio dental diariamente.

A única restrição é que, nos casos realizados recentemente, é indicado que o paciente evite morder alimentos muito duros durante o período de adaptação.

Além disso, o procedimento exige manutenção como retornos semestrais ao dentista para uma reavaliação e acompanhamento, assim como deve ser feito para todas as pessoas.