Por: Reportagem

Os alunos das redes municipal e estadual de ensino já entraram em período de recesso escolar neste mês.  Para que as férias escolares sejam aproveitadas com segurança, o Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré orienta as brincadeiras e o lazer neste período. A intenção é que as crianças se divirtam de forma sadia e em segurança.

São dicas simples, mas que fazem a diferença na segurança das crianças. Muitas crianças utilizam o tempo livre para soltar pipa, mas de maneira arriscada, com o uso do cerol, que é proibido no Município de Sumaré desde 1998, mas há quem insista em utilizar o produto. Além do risco de ferir o próprio corpo, há ameaças de machucar os indivíduos que estão ao redor.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, Mário Dizerzo Bertolo, “É importante que a criança não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos, que evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos e procure locais abertos como praças e parques”, comentou Sant’Ana.

Dentro de casa

– Os pequenos não devem ter acesso a eletrodomésticos, fósforos e isqueiros, produtos inflamáveis, remédios, produtos tóxicos, ferramentas e objetos cortantes.

– Nunca deixar crianças pequenas sem vigilância próximas a pias, banheiras, piscinas e recipientes com água em geral. É sempre melhor guardar baldes e recipientes virados para baixo.

Fora de casa

– O deslocamento até praças, parques e jardins deve ser supervisionado por um adulto, evitando possíveis atropelamentos. Nos parques, a classificação etária dos brinquedos também deve ser respeitada para que crianças mais novas não utilizem brinquedos que ofereçam um risco maior.

– Utilizar proteção para cabeças, joelhos e cotovelos ao andar de bicicleta, patins, skate e afins.

– A ida na piscina e praias deve ser acompanhada por um adulto. Não esquecer de utilizar o protetor solar e observar o período de exposição ao sol, preferindo os horários com raios mais amenos, registrados antes das 10h e após às 16h.